Quanto custa a verdade e a mentira?

Dizer a verdade para não ter que pagar pela mentira

Por MARCIO SCHIAVO, Diretor-presidente da COMUNICARTE


 Folha de São Paulo - jan/2017


Algumas vezes, ao recomendarmos (cobrarmos) um comportamento ético e transparente da empresa para com seus públicos de interesse (nem mentindo ou omitindo), nos deparamos com expressões de surpresa e indagações do tipo “quanto ganhamos com isso? ” ou “qual o impacto da recomendação no nosso negócio?”.

Com o recente episódioda Volkswagen nos Estados Unidos, pelo menos temos um indicador concreto do custo da mentira: cera de US$ 4,3 bilhões. Este é o valor do acordo firmado entre a Volkswagen e autoridades americanas.

Comparando os gastos da mentira com o custo da verdade, a conclusão é que, mesmo não sabendo exatamente monetizar a verdade, a mentira pode ser infinitamente mais cara.   

Além das consequências criminais que levou executivos para a cadeia, a Volkswagen terá que superar este episódio que marcará para sempre sua reputação.

E para quem só se interessa pelo lucro, fica a lição: dizer a verdade para não ter que pagar pela mentira.




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