ÉPOCA DE MUDANÇA OU MUDANÇA DE ÉPOCA?



Por Marcio Schiavo

Revista Smart City Business
Junho, 2017


Mudanças ocorrem em todas as épocas, mas são poucas as mudanças de época. A Era do Gelo, a Idade da Pedra, o Renascimento, a Revolução Industrial, a Era Atômica, são exemplos de mudanças que influenciaram determinantemente um período. No caso, a época é a própria mudança, e não apenas um conjunto de fatos ocorridos entre duas datas.

A Era das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) é um desses momentos de mudanças que não só caracterizam uma época, mas são capazes de nominá-la. Não é um exagero afirmar que vivemos uma mudança de época. As Tecnologias de Informação e Comunicação alteram completamente a circulação de informações e o acesso ao conhecimento. De espectadores, as pessoas passam a protagonistas. De leitores, a produtores de conteúdo. É comum que crianças e adolescentes manejem celulares e tablets com conhecimento e destreza maiores do que seus pais e mesmo seus professores. E quem os ensinou? Ninguém. Simplesmente aprenderam. Essa é uma das diferenças substanciais da Era Digital: o autoaprendizado. Assegurar o acesso universal à era digital é tarefa dos poderes constituídos e também das empresas, pelas inovações contínuas presentes em seus produtos e serviços. Já aprender e multiplicar o conhecimento é responsabilidade de cada um. É claro que a produção do conteúdo importa. Pode-se e deve-se disponibilizar formações e prever limites sobre o uso responsável das mídias sociais. No entanto, sempre haverá alternativas de escolhas e a decisão final sobre qual tecla pressionar é cada vez mais pessoal. Mas existe ainda um novo protagonista neste enredo: o tutor/educador das mídias sociais. Alguém alimenta o sistema que multiplicará as informações e dados recebidos. Em tempo de inteligência artificial, onde o “pai dos burros” é o Google, é fundamental perguntar: “Quem educa o Google?”. Quem alimenta a plataforma que é capaz de responder a qualquer pergunta que lhe é formulada? E, mais importante ainda, qual a ideologia e a intencionalidade das pessoas que produzem conteúdo para o Google, que, por sua vez, transmitirá as informações programadas para milhões de pessoas?
Seria ingênuo acreditar que o Google não tem ideologia e seu compromisso restringe-se a informar com precisão fatos e conceitos, deixando para os usuários as interpretações. Daí surge a “pós-verdade” ou “hoax” que, para muitos, torna incontestável o que está na rede. Se não foi, passou a ser. Se não disse, passou como dito. E se foi dito, verdade torna-se. A inovação tecnológica tem que ter um compromisso ético indissociável com a inclusão e a equidade social. Inovar é incluir. E as TICs são as novas protagonistas desse processo. Na medida em que ganham escala, o custo da inovação cai e o acesso a seus benefícios é cada vez maior, para um número maior de pessoas. E a educação continua sendo a via natural para o exercício democrático. “É preciso educar o soberano.” E não falamos apenas da educação formal, mas também dos processos educacionais que estão além das salas de aula. As empresas conectadas e inovadoras devem cuidar de educar seus públicos. Afinal, todo negócio hoje deve trazer, em si mesmo, um propósito educativo.


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