3E Sistema de Informação Gerencial Socioambiental
SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL
Economiza
tempo e dinheiro das empresas e organizações sociais melhorando o desempenho
dos projetos executados ou apoiados.
Um
Sistema de Informação Gerencial (SIG) que avalia online projetos sociais de
empresas e organizações sociais acaba de ser lançado pela Comunicarte
(Consultoria em Gestão Social, Marketing Cultural e Social).
O
SIG 3E permite medir e melhorar a
EFICIÊNCIA (fazer mais ações com menos recursos), EFICÁCIA (transformações
sociais ocorridas a partir das ações realizadas) e EFETIVIDADE (permanência e
autonomia das melhorias alcançadas) de projetos.
O SIG 3E fundamenta-se no “Princípio de Pareto” (regra do 80-20), monitorando e
medindo um conjunto de INDICADORES DE MÉRITO, RELEVÂNCIA E IMPACTO
SOCIAL-IMERIS.
As
ações são avaliadas enquanto estão sendo executadas (avaliação de progresso),
na medida em que as metas projetadas forem alcançadas (avaliação de resultados)
e as transformações produzidas a partir das ações realizadas (avaliação de
impacto).
Três
conjuntos objetivos e quantificáveis de indicadores são levantados e avaliados:
indicadores de gestão, indicadores de retorno para o público
beneficiário/sociedade e indicadores de imagem e reputação da empresa ou
organização patrocinadora.
A
partir do diagnóstico resultante desse processo, o Sistema 3E recomenda ações
previamente identificadas, capazes de atender cerca de 80% das situações
constatadas. Permite também estimar o índice de retorno financeiro (IRF) para
cada real aplicado no projeto, monetarizando os resultados do investimento
social realizado.
O
principal objetivo do SIG 3E é subsidiar o processo de tomada de decisão com
foco na melhoria contínua dos projetos.
O
SIG 3E é de rápida implementação, baixo custo e compatível com computadores,
tablets e celulares.
Para
maiores informações, consulte www.comunicarte.com.br/sistema3E.
*****
Marcio Schiavo,
Prof. L.D. Doutor em Comunicação
Fundou
e dirige a Comunicarte, empresa de consultoria em Gestão Social, Marketing
Cultural e Social e Comunicação, com atuação junto a governos, empresas e
organizações sociais. Desde a década de 70 pesquisa e desenvolve metodologias
de monitoramento e avaliação de impacto social.
Fabienne T. Schiavo
Mestre
em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV), especialista em
Tecnologias Multimídia pela New York University (NYU) e certificada pela Global Reporting Initiative
(GRI). Atualmente exerce o cargo de Gerente Geral na Comunicarte, onde
ingressou em 2000.