Merchandising Social na Telenovela “Páginas da Vida”
Merchandising Social na Telenovela “Páginas da Vida”: Impacto nos Conhecimentos, Atitudes e Práticas das Telespectadoras Assíduas
Resumo
Este trabalho analisa os resultados da Pesquisa Páginas da Vida, que teve o objetivo de investigar características da recepção aos temas sociais abordados na novela, bem como o impacto dessas cenas nos conhecimentos, atitudes e práticas de telespectadoras assíduas. Os resultados confirmaram a eficácia e efetividade do merchandising social como estratégia socioeducativa: 90% das entrevistadas disseram ter assistido, na novela, cenas educativas sobre HIV/AIDS; 85% disseram o mesmo em relação à gravidez na adolescência e à gravidez não-desejada e maternidade ou paternidade não-assumidas, temas centrais da pesquisa. Ademais, de 56% a 60% disseram que as cenas haviam contribuído para aumentar seus conhecimentos sobre esses temas. E uma proporção entre 56% e 65% revelou ter assumido novas atitudes e práticas frente a essas questões, em decorrência da reflexão provocada pelas cenas veiculadas.
Palavras-chave: Merchandising Social; Páginas da Vida; Edutainment; Recepção Midiática.
Trabalho apresentado no VII Encontro dos Núcleos de Pesquisa em Comunicação – NP Ficção Seriada
ACESSAR ARTIGO EM: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R1037-1.pdf
Marcio Ruiz Schiavo
Comunicarte Marketing Cultural e Social
Escola de Gestão Cultural/Universidade Candido Mendes (UCAM)
Resumo
Este trabalho analisa os resultados da Pesquisa Páginas da Vida, que teve o objetivo de investigar características da recepção aos temas sociais abordados na novela, bem como o impacto dessas cenas nos conhecimentos, atitudes e práticas de telespectadoras assíduas. Os resultados confirmaram a eficácia e efetividade do merchandising social como estratégia socioeducativa: 90% das entrevistadas disseram ter assistido, na novela, cenas educativas sobre HIV/AIDS; 85% disseram o mesmo em relação à gravidez na adolescência e à gravidez não-desejada e maternidade ou paternidade não-assumidas, temas centrais da pesquisa. Ademais, de 56% a 60% disseram que as cenas haviam contribuído para aumentar seus conhecimentos sobre esses temas. E uma proporção entre 56% e 65% revelou ter assumido novas atitudes e práticas frente a essas questões, em decorrência da reflexão provocada pelas cenas veiculadas.
Palavras-chave: Merchandising Social; Páginas da Vida; Edutainment; Recepção Midiática.
Trabalho apresentado no VII Encontro dos Núcleos de Pesquisa em Comunicação – NP Ficção Seriada
ACESSAR ARTIGO EM: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R1037-1.pdf