Dez Anos de Merchandising Social

Dez Anos de Merchandising Social


Por Marcio Ruiz Schiavo, diretor-presidente da Comunicarte


XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação 
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
UnB – 6 a 9 de setembro de 2006

Pesquisa sobre a retrospectiva histórica quanti-qualitativa das ações de Merchandising Social desenvolvidas no Brasil nas telenovelas da Rede Globo nos últimos dez anos. A metodologia utilizada foi desenvolvida pela Comunicarte em parceria com a Central Globo de Comunicação visando monitorar os impactos destas ações para a população telespectadora. Em linhas gerais e sob o ponto de vista qualitativo, seus resultados no Brasil podem ser aplicados do mesmo modo aos mais de 80 países onde as novelas são retransmitidas. Outro aspecto relevante dos resultados monitorados foi a replicação de ações de natureza social e cultural através do edutainment. Assim, além dos princípios conceituais e das experiências históricas, são ressaltadas algumas ações de edutainment em 2005. Ao final são oferecidas algumas contribuições qualitativas, visando contribuir com a tragetória destes trabalhos no país. 

Acessar artigo: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R1820-1.pdf


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