Quanto custa a verdade e a mentira?
Dizer a verdade para não ter que pagar pela mentira
Por MARCIO SCHIAVO, Diretor-presidente da COMUNICARTEAlgumas vezes, ao recomendarmos (cobrarmos) um comportamento ético e transparente da empresa para com seus públicos de interesse (nem mentindo ou omitindo), nos deparamos com expressões de surpresa e indagações do tipo “quanto ganhamos com isso? ” ou “qual o impacto da recomendação no nosso negócio?”.
Com o recente episódioda Volkswagen nos Estados Unidos, pelo menos temos um indicador concreto do
custo da mentira: cera de US$ 4,3 bilhões. Este é o valor do acordo firmado
entre a Volkswagen e autoridades americanas.
Comparando os
gastos da mentira com o custo da verdade, a conclusão é que, mesmo não sabendo
exatamente monetizar a verdade, a mentira pode ser infinitamente mais cara.
Além das consequências
criminais que levou executivos para a cadeia, a Volkswagen terá que superar
este episódio que marcará para sempre sua reputação.
E para quem só se
interessa pelo lucro, fica a lição: dizer a verdade para não ter que pagar pela
mentira.
Para entender o caso: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/01/1849019-volkswagen-admite-culpa-e-pagara-brus-43-bi-por-escandalo-de-emissoes.shtml
***
Caso tenha sugestões ou comentários sobre esta matéria, por gentileza, envie para comunicarte@comunicarte.com.br e aguarde nosso retorno. Grata, Equipe Comunicarte :)