#TBT Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Essa semana comemora-se o Dia da Biodiversidade e o Dia da Indústria. Nada mais significativo do que lembrarmos o compromisso que as empresas têm com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Eles foram instituídos em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para durante 15 anos, ou seja, até 2030, promoverem em todo o âmbito do setor governamental, empresarial e das organizações sociais, contribuições significativas à melhoria da qualidade de vida em nosso planeta. 


Quando isso não ocorre, gera o que chamamos de déficit ambiental: o resultado do que sacamos contra a natureza e não temos capacidade de devolver numa proporção igual ou superior. Se esse déficit continuar subindo nas mesmas proporções atuais, certamente inviabilizaremos a vida na Terra nos próximos séculos e, evidentemente, evitar isso é um compromisso que deve abranger a toda a sociedade.

Como exemplo daquilo que estamos fazendo, podemos nos referir do monitoramento de ODS nas Telenovelas da Rede Globo. É importante ressaltar que o Sistema Merchandising Social classifica as cenas em sete temas específicos ("Cidadania e Direitos", "Cultura e Identidade", "Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente", "Educação, Ciência e Desenvolvimento Humano", "Saúde e Qualidade de Vida", "Sexualidade e Relações Afetivas" e "Valores, Princípios e Relações Humanas") e foi concebido considerando a realidade brasileira com a premissa de que as novelas levam conhecimento à população e tem potencial de mudar atitudes e práticas. Evidentemente, as temáticas são correlatas, mas não similares aos ODS da ONU. Desta forma, os temas podem ter relação direta, indireta ou simplesmente tangenciar os ODS. Com base nas cenas catalogadas, foi possível ter um panorama geral da forma com que as inserções de 2016 estiveram alinhadas aos ODS.

Contribuição do Merchandising Social nas Telenovelas aos ODS no ano de 2016:


Contribuição do Merchandising Social na Telenovela Velho Chico aos ODS no ano de 2016:


Considerando que as novelas têm um potencial peculiar de levar informações relevantes, de forma lúdica e envolvente a uma grande parcela da população, certamente inserções planejadas e intencionais nas tramas que possam contribuir com os ODS, farão os números e resultados alcançarem outra dimensão.


“A novela aumenta o nível de conhecimento de quem assiste, provoca atitudes e promove novas práticas. É preciso usar o papel transformador das produções de forma intencional e estratégica. Esse é o desafio.” Marcio Schiavo

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