COMER, DORMIR E ASSISTIR NOVELA

Novela é a terceira atividade mais praticada pelas pessoas”, segundo declarou o Diretor da Central Globo de Marketing, Anco Saraiva, no Maximídia (evento realizado no início de outubro em São Paulo).

Em levantamento realizado pela Comunicarte, uma mulher brasileira chega aos 40 anos de idade tendo visto, em média, 12 a 15 mil horas de novela. Para se graduar no nível superior, gasta cerca de 1800 horas. Para Pós-Graduar-se, gasta 360 horas. Se fizer um Mestrado, precisará de 720 horas aproximadamente...

Daí, defendemos a importância das novelas como agente pedagógico, principalmente para as massas, que dispõe de poucas alternativas educacionais.

Gostemos ou não, esta terceira atividade mais praticada pelos brasileiros, impactará, positiva ou negativamente, o modo de vida das pessoas. Tentar usar este hábito de forma positiva, introduzindo conhecimentos, atitudes e práticas saudáveis; é o campo de atuação do que denominamos “MERCHANDISING SOCIAL”.

Se a novela vende uma infinidade de produtos, que vão de xampus e cremes até carros ou bancos, pode perfeitamente vender campanhas de vacinação (como a pólio) ou proteção aos direitos da mulher (como a aplicação da Lei Maria da Penha).

O autor nem sempre gosta que sua obra seja colocada a serviço de causas sociais, assim como também não vê com bons olhos a introdução de textos promovendo produtos e serviços de anunciantes. Mas a realidade é esta.

Enquanto no Merchandising Comercial quem ganha é a cadeia produtiva do que foi anunciado, provocando retorno do capital financeiro, no Merchandising Social quem ganha é a sociedade, fazendo crescer o capital social dos telespectadores.

MÁRCIO SCHIAVO – Diretor-Presidente da COMUNICARTE Marketing Cultural e Social Ltda.

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