COMER, DORMIR E ASSISTIR NOVELA
“Novela é a terceira atividade mais praticada pelas pessoas”, segundo declarou o Diretor da Central Globo de Marketing, Anco Saraiva, no Maximídia (evento realizado no início de outubro em São Paulo).
Daí, defendemos a importância das novelas como agente pedagógico, principalmente para as massas, que dispõe de poucas alternativas educacionais.
Gostemos ou não, esta terceira atividade mais praticada pelos brasileiros, impactará, positiva ou negativamente, o modo de vida das pessoas. Tentar usar este hábito de forma positiva, introduzindo conhecimentos, atitudes e práticas saudáveis; é o campo de atuação do que denominamos “MERCHANDISING SOCIAL”.
Se a novela vende uma infinidade de produtos, que vão de xampus e cremes até carros ou bancos, pode perfeitamente vender campanhas de vacinação (como a pólio) ou proteção aos direitos da mulher (como a aplicação da Lei Maria da Penha).
O autor nem sempre gosta que sua obra seja colocada a serviço de causas sociais, assim como também não vê com bons olhos a introdução de textos promovendo produtos e serviços de anunciantes. Mas a realidade é esta.
Enquanto no Merchandising Comercial quem ganha é a cadeia produtiva do que foi anunciado, provocando retorno do capital financeiro, no Merchandising Social quem ganha é a sociedade, fazendo crescer o capital social dos telespectadores.
MÁRCIO SCHIAVO – Diretor-Presidente da COMUNICARTE Marketing Cultural e Social Ltda.
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Caso tenha sugestões ou comentários sobre esta matéria, por gentileza, envie para comunicarte@comunicarte.com.br e aguarde nosso retorno. Grata, Equipe Comunicarte :)
Em levantamento realizado pela Comunicarte, uma mulher brasileira chega aos 40 anos de idade tendo visto, em média, 12 a 15 mil horas de novela. Para se graduar no nível superior, gasta cerca de 1800 horas. Para Pós-Graduar-se, gasta 360 horas. Se fizer um Mestrado, precisará de 720 horas aproximadamente...
Daí, defendemos a importância das novelas como agente pedagógico, principalmente para as massas, que dispõe de poucas alternativas educacionais.
Gostemos ou não, esta terceira atividade mais praticada pelos brasileiros, impactará, positiva ou negativamente, o modo de vida das pessoas. Tentar usar este hábito de forma positiva, introduzindo conhecimentos, atitudes e práticas saudáveis; é o campo de atuação do que denominamos “MERCHANDISING SOCIAL”.
Se a novela vende uma infinidade de produtos, que vão de xampus e cremes até carros ou bancos, pode perfeitamente vender campanhas de vacinação (como a pólio) ou proteção aos direitos da mulher (como a aplicação da Lei Maria da Penha).
O autor nem sempre gosta que sua obra seja colocada a serviço de causas sociais, assim como também não vê com bons olhos a introdução de textos promovendo produtos e serviços de anunciantes. Mas a realidade é esta.
Enquanto no Merchandising Comercial quem ganha é a cadeia produtiva do que foi anunciado, provocando retorno do capital financeiro, no Merchandising Social quem ganha é a sociedade, fazendo crescer o capital social dos telespectadores.
MÁRCIO SCHIAVO – Diretor-Presidente da COMUNICARTE Marketing Cultural e Social Ltda.
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Caso tenha sugestões ou comentários sobre esta matéria, por gentileza, envie para comunicarte@comunicarte.com.br e aguarde nosso retorno. Grata, Equipe Comunicarte :)