Transexualidade em foco em A Força do Querer



Em 2017 a Globo exibiu mais um sucesso da autora de telenovelas Glória Perez, A Força do Querer. Reconhecida por abordar temáticas sociais em suas tramas, como dependência química em O Clone (2001) e o tráfico de mulheres em Salve Jorge (2012), a escritora não fez diferente no folhetim das 21 horas. 

                                                                                          Imagem: Gshow/A Força do Querer

Abordando temas importantes como o vício em jogos, segurança pública, tráfico de drogas e homossexualidade, “A Força do Querer”, que estreou em abril, quebrou recordes de audiência e caiu no gosto do telespectador, ultrapassando a casa dos 40 pontos por noite. 

Além dos temas mencionados, a transexulidade foi o assunto mais notório na novela. Questões como a diferença entre “identidade de gênero” e “orientação sexual” fizeram parte da trama da personagem Ivana (Carol Duarte), que desde a infância não se identificava com o seu corpo e o universo feminino. O público pôde acompanhar a trajetória de Ivana desde a descoberta de sua condição, a não aceitação pessoal e da família, consultas com psicólogos, até a cirurgia de retirada das mamas. O caminho de Ivana foi longo até se tornar quem ela queria ser: Ivan. A autora abordou o tema polêmico de forma didática e sem enfrentar a rejeição do público, que a cada descoberta da personagem aprendia mais sobre a transexuliadade.  

Imagem: Gshow/A Força do Querer

O QUE ACONTECE NO BRASIL

O drama de Ivana/Ivan foi pauta para os veículos de comunicação e postagens dos telespectadores em redes sociais. No Twitter, os usuários comentaram sobre as cenas e a importância da exibição da trama na televisão aberta:

                                                                                        Reprodução: Twitter



                                                                                                           Reprodução: Twitter

Em paralelo à exibição da telenovela, o programa dominical Fantástico exibiu a série Quem Sou Eu?, mostrando histórias de transgêneros em diferentes fases da vida e reforçando a importância do debate que começou a ser provocado pelo folhetim. Mais um ponto para Glória Perez e o merchandising social nos produtos de entretenimento.

                                                                                     Imagem: Gshow/Fantástico

Ficha técnica da novela
Autor: Glória Perez
Diretor: Pedro Vasconcelos
Número de capítulos: 172
Período de exibição: 3 de abril – 20 de outubro de 2017

Postagens mais visitadas deste blog

CONCEITO E EVOLUÇÃO DO MARKETING SOCIAL

TECNOLOGIA SOCIAL: O QUE É?

A produção cultural e a responsabilidade social corporativa

A importância do merchandising social

Existe morte... depois da morte.

NEM BENEMERÊNCIA NEM LIBERALISMO: O SOCIAL EM UM NOVO ENFOQUE

3E Sistema de Informação Gerencial Socioambiental

ÉPOCA DE MUDANÇA OU MUDANÇA DE ÉPOCA?