Population Media Center: Entertainment-Education para a promoção social


O Population Media Center (PMC) é uma organização que utiliza a experiência de especialistas em entertainment-education na abordagem de conteúdos sobre população e saúde reprodutiva a fim de promover mudanças positivas no comportamento da sociedade.

William Ryerson, fundador e atual presidente da Organização, está atualmente no Quirguistão para a produção de uma novela que terá o objetivo de impedir o sequestro de noivas no país, já que um terço das mulheres do local são forçadas ao casamento por meio de raptos.

O PMC tem sido pioneiro no uso de novas metodologias de comunicação para educação. De modo geral, ele utiliza meios de comunicação para atingir o público local e regional; atua em países e regiões com maior necessidade; apoia produtores locais e escritores para criação de programas de indígenas; e trabalha em parceria com as emissoras nacionais e locais, viabilizando programas produzidos localmente.

William Ryerson está a frente da Organização há 14 anos e possui mais de 40 anos de trabalho no campo da saúde reprodutiva, especialmente na adaptação da metodologia de Miguel Sabido* para ações de comunicações para diversos contextos culturais em todo o mundo. No Brasil, o representante do PMC é Marcio Schiavo, diretor-presidente da Comunicarte.

* Miguel Sabido foi vice-presidente de Pesquisa em Comunicação da Televisa, a maior rede de televisão mexicana em 1967, e propôs que a TV comercial fosse utilizada com o propósito de promover as causas sociais para o grande público, sem comprometer o potencial de audiência que se espera de uma emissora comercial. Após diversas experiências nessa área, Sabido desenvolveu uma metodologia para veicular mensagens socioeducativas nas telenovelas.


MÁRCIO SCHIAVO – Diretor-Presidente da COMUNICARTE – Marketing Cultural e Social Ltda.


***

Caso tenha sugestões ou comentários sobre esta matéria, por gentileza, envie para comunicarte@comunicarte.com.br e aguarde nosso retorno. Grata, Equipe Comunicarte :)

Postagens mais visitadas deste blog

CONCEITO E EVOLUÇÃO DO MARKETING SOCIAL

TECNOLOGIA SOCIAL: O QUE É?

A produção cultural e a responsabilidade social corporativa

A importância do merchandising social

Existe morte... depois da morte.

NEM BENEMERÊNCIA NEM LIBERALISMO: O SOCIAL EM UM NOVO ENFOQUE

3E Sistema de Informação Gerencial Socioambiental

ÉPOCA DE MUDANÇA OU MUDANÇA DE ÉPOCA?