Você sabe o que é PIB (Perversidade Interna Bruta)?


Mais uma vez o Senador Cristovam Buarque “bota a ferida no dedo”.

Explica, de um ângulo novo, distorções presentes no cálculo do Produto Interno Bruto de um País. Diz o Senador, por exemplo:

“Se as pessoas fossem assassinadas por bandidos armados, o PIB mostraria um aumento equivalente ao valor das balas. Na civilização do crescimento, a bala que mata uma pessoa aumenta o PIB e a renda por capita”.

Engarrafamentos aumentam o consumo de combustíveis, contribuindo para o aumento do PIB. Pneus furados e carros quebrados por más condições das estradas, também influem positivamente no PIB, da mesma forma que havendo uma catástrofe com centenas de mortes, a renda per capita aumenta...

Por outro lado, diz o Senador Cristovam Buarque, o trabalho voluntário de milhares de pessoas não tem influência no PIB.

Há tempos cobra-se uma nova ordem econômica mundial. A Rio + 20 será mais uma oportunidade para buscar essa nova ordem, menos injusta e perversa.


MÁRCIO SCHIAVO – Diretor-Presidente da COMUNICARTE – Marketing Cultural e Social Ltda. e Vice-Presidente de Responsabilidade Social da ADVB-PE.


***

Caso tenha sugestões ou comentários sobre esta matéria, por gentileza, envie para contato@comunicarte.com.br e aguarde nosso retorno. Grata, Equipe Comunicarte :)

Postagens mais visitadas deste blog

CONCEITO E EVOLUÇÃO DO MARKETING SOCIAL

TECNOLOGIA SOCIAL: O QUE É?

A produção cultural e a responsabilidade social corporativa

A importância do merchandising social

Existe morte... depois da morte.

NEM BENEMERÊNCIA NEM LIBERALISMO: O SOCIAL EM UM NOVO ENFOQUE

3E Sistema de Informação Gerencial Socioambiental

ÉPOCA DE MUDANÇA OU MUDANÇA DE ÉPOCA?