Educação, Entretenimento e Informação: é Fantástico!

 Por Marcio Schiavo



Domingo, 05 de agosto de 2018. Tadeu Schmidt está na tela da TV, anunciando para milhões de brasileiros a edição número 2337 do Fantástico.
Na fala de Tadeu Schmidt chamou atenção a seguinte frase:
Nas interrelações da educação com o entretenimento, três grandes áreas se destacam: EDUTAINMENT, ENTERTAINMENT-EDUCATION e INFOTAINMENT.
No EDUTAINMENT, o entretenimento vai a escola, como recurso pedagógico e metodológico. Aprender se divertindo torna o processo de ensino-aprendizagem mais efetivo e menos enfadonho.
Já no ENTERTAINMENT-EDUCATION os papéis se invertem. É a educação que visita o entretenimento, tornando a diversão um importante aliado no processo educacional. Aprende-se enquanto se diverte.
Menos comum, mas não menos importante, é o INFOTAINMENT. Matérias de caráter informativos e de conteúdos jornalísticos, ao mesmo tempo que divulgam e analisam os principais fatos e acontecimentos, contribuem para a educação dos telespectadores, no caso da TV.
A educação pela comunicação (educomunicação) abrange essas três áreas, sempre presentes nos trabalhos desenvolvidos pela Comunicarte. Por exemplo, é comum utilizarmos edições especialmente produzidas da Revista Coquetel (passatempo editada pela Ediouro), com conteúdos educativos e paradidáticos. Enquanto alunos resolvem palavras cruzadas ou caça-palavras, aprendem sobre aquecimento global ou biodiversidade na aula de ciências. É uma ação de EDUTAINMENT.
Outra possibilidade é a exibição de vídeos documentários em ambientes educacionais, seguidos de debates, que são instrumentos efetivos de processo de conscientização e empoderamento de comunidades em relação a uma questão específica.




O ENTERTAINMENT-EDUCATION está presente nas telenovelas monitoradas pela Comunicarte, que vinculam sistematicamente cenas socioeducativas. A promoção de causas sociais é uma marca e um compromisso da TV Globo. Em 2017 foram monitoradas as 11 produções tele dramatúrgicas produzidas e exibidas pela TV Globo (nove telenovelas, uma superssérie e uma minissérie). Dos 7 temas e 60 subtemas acompanhados, foram contabilizadas 1948 cenas com temáticas de Responsabilidade Social, das quais 546 foram cenas classificadas como socioeducativas e 1402 de contexto ou preparatórias. Apenas as 546 cenas socioeducativas somam 12 horas, 42 minutos e 03 segundos de mensagens intencionalmente educativas vinculadas. Prevaleceram as temáticas voltadas para “VALORES E RELAÇÕES HUMANAS” (128 ações), seguidas por “SEXUALIDADE E RELAÇÕES AFETIVAS” (108 ações) e “CIDADANIA E DIREITOS” (87 ações). 
             
   


 
Já em relação a ações de caráter informativo e jornalístico, Guias de Fontes, Avisos de Pautas e Press-Releases, além de “Posts” nas mídias sociais, são importantes recursos para dar evidência a questões socioeducativas relevantes, tornando sua assimilação e difusão mais fácil e abrangente.

Na linha do INFOTAINMENT a Comunicarte realizou seminários e encontros, produziu diversos materiais para a imprensa, criou e coordenou prêmios jornalísticos, como o Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo.

Uma aliança metodológica entre EDUTAINMENT, ENTERTAINMENT-EDUCATION e INFOTAINMENT é uma estratégia fundamental para aproximarmos os segmentos populacionais excluídos ou de acesso limitado à educação formal, dos benefícios da educação transformadora. Afinal, como já foi dito inúmeras vezes, a educação pode não ser a solução para todos os problemas, mas não há problema cuja a solução não passe pela EDUCAÇÃO... ou pela EDUCOMUNICAÇÃO.

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