Quanto custa um programa de Responsabilidade Social?


Por MARCIO SCHIAVO, Diretor-presidente da COMUNICARTE


Há anos insistimos que a Responsabilidade Social Corporativa não é distribuir benesses para algumas ONG’s e nem implementar condicionantes socioambientais. É uma atitude ética e honesta que a empresa assume em toda sua cadeia produtiva e junto aos seus stakeholders.

Na prática, o que se vê, são “programas de responsabilidade social” que não alcançam sequer 1% do faturamento da empresa. É uma espécie de ação filantrópica, fora do core business da empresa. Embora essas ações possam ter muito mérito, não são consideradas estatísticas para os negócios.
                                                                                             

Pois bem: quando o conceito de responsabilidade social não está introduzido na corporação, as atitudes dos dirigentes e funcionários das empresas podem causar grandes prejuízos. Foi o caso da “Operação Carne Fraca”. A cotação das ações dos frigoríficos JBS, BRF e Marfrig caíram 10,79%, 7,25% e 2%, por enquanto e em um único dia (17/03), somando uma perda de R$5,9 bilhões em valor de mercado das empresas. Podemos citar outros exemplos, como a Samarco, a Petrobras e a Volkswagen, para não se pensar que esta situação ocorre apenas no Brasil. Assim foi, é e continuará sendo, até que as empresas entendam que a responsabilidade social é parte do negócio, e não um acessório, preocupação de poucos funcionários, que de tanto remar contra a corrente, se afogaram na irresponsabilidade de executivos que pensam que o lucro a qualquer preço não trará prejuízo.   


     Fonte: meioambiente.culturamix.com



Foto: meioambiente.culturamix.com/gestao-ambiental/significado-de-responsabilidade-social

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