IMERIS - Índice de Mérito, Relevância e Impacto Social
Por Marcio Schiavo
[1] Cf.: SCHIAVO, M. R. Glossário Social. Rio de Janeiro, Comunicarte, 3ª. ed. 2007, 104 pp.
O IMERIS - Índice de Mérito, Relevância e Impacto Social, é uma metodologia desenvolvida e continuamente aperfeiçoada pela Comunicarte que permite qualificar as ações, os projetos e programas sociais e ambientais empresariais, fundamentando as decisões no sentido de mantê-los, ampliá-los, fortalecê-los, replicá-los ou, ainda, descontinuá-los de forma planejada.
A base deste exercício é a análise qualitativa e classificação das diferentes iniciativas (atividades pontuais ou sazonais, campanhas ou projetos). O mérito, a relevância e o impacto social são três atributos absolutamente essenciais às iniciativas que visam contribuir para o desenvolvimento humano sustentável, seja em âmbito local, regional, nacional ou global. O baixo nível de um desses atributos, sobretudo, dos dois últimos constitui obstáculo geralmente intransponível à consecução dos objetivos estabelecidos, causando desperdício de tempo e recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos). É importante ressaltar, também, que tanto a relevância quanto o impacto social variam em relação direta às condições socioeconômicas, culturais, comportamentais e/ou ambientais do meio ou da comunidade em que as atividades programadas serão desenvolvidas. Esses atributos essenciais podem ser assim conceituados[1]:
a) Mérito – O mérito refere-se à intencionalidade do projeto, ou seja, àquilo que se pretende realizar, às transformações sociais ou ambientais positivas que se pretende operar junto aos grupos ou no meio em que se atua; enfim, aos benefícios tangíveis que se busca propiciar aos públicos-alvo e/ou beneficiários a partir da implementação das atividades programadas. Em geral, todas as iniciativas sociais e ambientais possuem mérito, embora este atributo admita gradação.
b) Relevância – A relevância, por sua vez, é definida com base na importância social, ambiental e humana da questão abordada no projeto, programa ou ação; pela magnitude, gravidade e/ou abrangência do problema a ser enfrentado. A relevância se expressa, também, na maior ou menor capacidade da iniciativa para atender às necessidades (declaradas, sentidas ou não-percebidas), às demandas e expectativas legítimas expressas pelos seus públicos-alvo ou beneficiários.
c) Impacto Social – Diz-se que uma ação, projeto ou programa social ou ambiental exerce ou causa impacto social quando opera transformações sociais ou ambientais significativas e positivas e, principalmente, que essas transformações sejam duradouras, se sustentem no tempo e constituam uma base para que outras transformações se operem. As iniciativas de natureza educacional e de saúde preventiva; de conversão, capacitação e especialização profissional; de geração de trabalho e renda; redução das emissões atmosféricas e resíduos sólidos; proteção aos mananciais de água potável, por exemplo, possuem elevado potencial para exercer impactos sociais e ambientais significativos, positivos e, muitas vezes, intergeracionais.
[1] Cf.: SCHIAVO, M. R. Glossário Social. Rio de Janeiro, Comunicarte, 3ª. ed. 2007, 104 pp.