Bota a mãe no meio

Uma pesquisa do professor Marcelo Néri (do Centro de Políticas Sociais do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro), feita com 650 mil alunos da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, comprova que o nível educacional das mães é a principal variável no processo de aferição do desempenho escolar. Quanto maior o nível educacional das mães, melhor é o desempenho escolar dos filhos. Os filhos de mães com diploma de nível superior apresentam desempenho 123% maior que os demais.

Um resultado semelhante foi constatado em pesquisas sobre fecundidade. Mães com mais educação têm menos filhos. E mães bem educadas concebem seus filhos intencionalmente, não por obra do acaso.
Assim se constata, mais uma vez, que educar, principalmente as mulheres, é o principal fator impulsionador de mudanças sociais.

Curiosidades na Sustentabilidade

Acaba de ser publicado o Guia Exame de Sustentabilidade 2011. Das 21 empresas consideradas modelos, 19 são dirigidas por homens e apenas duas por mulheres. É curioso também que, dos 19 homens, apenas dois posaram para o fotógrafo da revista vestindo terno e gravata. Será que esses executivos pensam que a informalidade traduz melhor a ideia da sustentabilidade? Ao que parece, sim. Ou terá sido uma sugestão dos editores, já que todos estão de camisa social? Já as mulheres estavam com roupas bastante formais, inclusive no que se refere ao uso de jóias.

De qualquer forma, estas mensagens conotativas não querem dizer muita coisa. Importante, mesmo, é que as práticas de sustentabilidade ganhem força no mundo empresarial. Confiram o nosso estado da arte no Guia Exame de 2011.

Parceria inédita entre médicos e publicitários

Agências de publicidade e instituições médicas uniram esforços para criar um novo movimento social, de estímulo à qualidade de vida. A ideia é incentivar os bons hábitos alimentares e combater o sedentarismo, através do seguinte slogan: “O futuro promete. Eu quero chegar bem lá”.

O movimento nasceu da constatação de que a expectativa de vida aumentou e que as facilidades tecnológicas já estão enraizadas em nosso cotidiano. E, para aproveitar bem todos os privilégios que o futuro nos reserva, é preciso ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos, de modo a combater as principais causas de morte no Brasil: problemas cardiovasculares, diabetes e complicações respiratórias.

O movimento tem patrocínio do Bradesco, da Fenasaúde, da MSD e Qualicorp. Entidades como a Associação Médica Brasileira, o Conselho Federal de Medicina, a Associação Brasileira de Agências de Publicidade, Associação Brasileira de Anunciantes e Associação Brasileira de Propaganda dão pleno apoio à proposta. A campanha por um futuro melhor já conta com anúncios, spots de rádio, vídeos e um site (http://chegarbemla.com.br/index-c.php). As empresas também poderão aderir, estampando a logomarca do movimento em seus catálogos e embalagens.

MÁRCIO SCHIAVO – Diretor-Presidente da COMUNICARTE Marketing Cultural e Social Ltda. e Vice-Presidente de Responsabilidade Social da ADVB-PE.

MÁRIO MARGUTTI – Consultor e Assessor da COMUNICARTE Marketing Cultural e Social Ltda.

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