Um pneu sem ar e totalmente reciclável

A empresa japonesa Bridgestone, que é a maior fabricante de pneus do mundo, acaba de lançar uma inovação ecologicamente bem-vinda: a tecnologia air free concept. Trata-se de um novo tipo de pneu, que substitui o enchimento de ar por uma estrutura de resina termoplástica reutilizável, material que, segundo a empresa, pode ser facilmente reciclado.

O pneu de resina foi lançado durante a Tokyo Motor Show 2011. Na ocasião, Hiroshi Morinaga, gerente do Departamento de Desenvolvimento Tecnológico Avançado de Pneus da Bridgestone, afirmou: “Como não há ar nestas rodas, não há preocupação com furos. Como também não há necessidade de verificar a pressão, elas são de fácil manutenção”.
A ideia da empresa é começar fabricando pneus para pequenos veículos, até que o público aprove o novo conceito, quando começará, então, a fabricação de pneus para carros comuns.

A empresa não está explorando a dimensão propriamente ecológica do seu novo produto, mas o fato é que os pneus tradicionais de borracha geram problemas ambientais quando são descartados e o pneu de resina termoplástica promete eliminar essas poluições indesejáveis por se tratar de material 100% reciclável.

Com sede em Tóquio (Japão), a empresa é detentora das marcas Bridgestone, Bandag, BTS e Firestone. Faturou US$ 33,8 bilhões em 2010. Emprega mais de 139 mil funcionários no mundo e mantém operações em 25 países. No Brasil, produz pneus para todos os segmentos em suas fábricas de Santo André/SP e de Camaçari/BA, que juntas atingem capacidade de produção de 42 mil pneus/dia. Saiba mais em www.bridgestone.com.br.

Na Bahia, a Bridgestone tem revelado continuamente sua preocupação com a preservação do meio ambiente. Por exemplo: dia 26 de novembro passado, a empresa realizou mais uma edição do Mutirão de Limpeza da Prainha de Parafuso. Idealizada pela Associação de Moradores do Bairro Parafuso, a ação contou com total apoio da Bridgestone, uma vez que a empresa possui uma de suas fábricas instaladas no Distrito Industrial de Camaçari, Bahia.

O objetivo do Mutirão foi promover a conscientização da população sobre a importância de preservar o meio ambiente. Durante a ação, os voluntários percorreram as margens do rio onde promovem a limpeza. Foram retiradas garrafas pets, sacos plásticos, latinhas, copos descartáveis, vidros e todo o tipo de lixo ali encontrado.

A Bridgestone estimulou seus colaboradores a participar da ação e forneceu a todos os voluntários as luvas para proteger as mãos na coleta dos detritos, bonés e a comunicação visual da ação. Este é o segundo ano em que a empresa apóia o Mutirão.

MÁRCIO SCHIAVO – Diretor-Presidente da COMUNICARTE – Marketing Cultural e Social Ltda. e Vice-Presidente de Responsabilidade Social da ADVB-PE.

MÁRIO MARGUTTI – Consultor e Assessor da COMUNICARTE – Marketing Cultural e Social Ltda.

Postagens mais visitadas deste blog

CONCEITO E EVOLUÇÃO DO MARKETING SOCIAL

TECNOLOGIA SOCIAL: O QUE É?

A produção cultural e a responsabilidade social corporativa

A importância do merchandising social

Existe morte... depois da morte.

NEM BENEMERÊNCIA NEM LIBERALISMO: O SOCIAL EM UM NOVO ENFOQUE

3E Sistema de Informação Gerencial Socioambiental

ÉPOCA DE MUDANÇA OU MUDANÇA DE ÉPOCA?