Carros mais populares não têm segurança
Em plena era do desenvolvimento sustentável, um setor importante da indústria ainda não coloca a vida humana em primeiro lugar, antes do objetivo de lucrar. A última rodada de testes em carros novos, feita pela Latin NCAP, revelou que os modelos de carros mais populares vendidos no Brasil não são seguros – e apresentam elevados riscos de lesões fatais para motoristas e seus acompanhantes no banco da frente, no caso de batidas de frente dos veículos.
A Latin NCAP é uma iniciativa conjunta da Federação Internacional do Automóvel (FIA), a Fundação FIA, a Global New Car Assessment Programme (GNCAP), a Fundação Gonzalo Rodríguez, o Banco Interamericano de Desenvolvimento e a International Consumer Research & Testing (ICRT) e consiste em um programa de avaliação da segurança para carros recém-lançados no mercado. A sede da Latin NCAP fica em Montevidéu, no prédio da Fundação Gonzalo Rodriguez e a instituição tem os seguintes objetivos:
- Oferecer aos consumidores da América Latina e do Caribe avaliações independentes e imparciais de segurança dos carros novos;
- Estimular os fabricantes a melhorarem o desempenho em segurança de seus veículos à venda na região da América Latina e do Caribe;
- Incentivar os governos da América Latina e do Caribe a aplicarem as regulamentações exigidas pelas Nações Unidas quanto aos testes de colisão para os veículos de passageiros.
Os últimos testes realizados pelo programa da Fundação revelaram que sete modelos básicos das principais montadoras brasileiras – Volkswagen, Fiat, General Motors, Ford e Peugeot – obtiveram nos testes uma pífia nota 1, numa escala em a pontuação mais alta é 5.
Entre os modelos reprovados nos testes foram relacionados o Gol Trend (1.6, sem airbag, nota 1), o Fiat Palio ELX (1.4, sem airbag, nota 1), o Chevrolet Celta (1.0, sem airbag, nota 1), o Chevrolet Corsa Classic (sem airbag, nota 1), o Ford KA Fly Viral (sem airbag, nota 1), o Fiat Novo Uno (sem airbag, nota 1) e o Peugeot 207 (1.4, sem airbag, nota 1).
Os modelos mais bem pontuados foram o Toyota Corolla (dois airbags, nota 4), o Nissan Tiida Hatchback (nota 3) e o Chevrolet Meriva GL Plus (dois airbags, nota 3).
Os testes evidenciaram a importância do airbag na defesa da vida dos motoristas. Cumprindo corretamente o seu papel, o programa Latin NCAP está incentivando governos, fabricantes de automóveis e consumidores na América Latina a dar maior prioridade à segurança veicular. O programa também aconselha todos os compradores de carros novos a escolher apenas os equipados com airbag e incentiva os fabricantes a tomar a mesma iniciativa de forma voluntária. Além disso, a Latin NCAP recomenda aos governos de toda a região a torná-lo requisito obrigatório para todos os automóveis de passageiros, atendendo, assim, as recomendações da ONU quanto às normas internacionais de segurança.
MÁRCIO SCHIAVO – Diretor-Presidente da COMUNICARTE Marketing Cultural e Social Ltda. e Vice-Presidente de Responsabilidade Social da ADVB-PE.
MÁRIO MARGUTTI – Consultor e Assessor da COMUNICARTE Marketing Cultural e Social Ltda.
A Latin NCAP é uma iniciativa conjunta da Federação Internacional do Automóvel (FIA), a Fundação FIA, a Global New Car Assessment Programme (GNCAP), a Fundação Gonzalo Rodríguez, o Banco Interamericano de Desenvolvimento e a International Consumer Research & Testing (ICRT) e consiste em um programa de avaliação da segurança para carros recém-lançados no mercado. A sede da Latin NCAP fica em Montevidéu, no prédio da Fundação Gonzalo Rodriguez e a instituição tem os seguintes objetivos:
- Oferecer aos consumidores da América Latina e do Caribe avaliações independentes e imparciais de segurança dos carros novos;
- Estimular os fabricantes a melhorarem o desempenho em segurança de seus veículos à venda na região da América Latina e do Caribe;
- Incentivar os governos da América Latina e do Caribe a aplicarem as regulamentações exigidas pelas Nações Unidas quanto aos testes de colisão para os veículos de passageiros.
Os últimos testes realizados pelo programa da Fundação revelaram que sete modelos básicos das principais montadoras brasileiras – Volkswagen, Fiat, General Motors, Ford e Peugeot – obtiveram nos testes uma pífia nota 1, numa escala em a pontuação mais alta é 5.
Entre os modelos reprovados nos testes foram relacionados o Gol Trend (1.6, sem airbag, nota 1), o Fiat Palio ELX (1.4, sem airbag, nota 1), o Chevrolet Celta (1.0, sem airbag, nota 1), o Chevrolet Corsa Classic (sem airbag, nota 1), o Ford KA Fly Viral (sem airbag, nota 1), o Fiat Novo Uno (sem airbag, nota 1) e o Peugeot 207 (1.4, sem airbag, nota 1).
Os modelos mais bem pontuados foram o Toyota Corolla (dois airbags, nota 4), o Nissan Tiida Hatchback (nota 3) e o Chevrolet Meriva GL Plus (dois airbags, nota 3).
Os testes evidenciaram a importância do airbag na defesa da vida dos motoristas. Cumprindo corretamente o seu papel, o programa Latin NCAP está incentivando governos, fabricantes de automóveis e consumidores na América Latina a dar maior prioridade à segurança veicular. O programa também aconselha todos os compradores de carros novos a escolher apenas os equipados com airbag e incentiva os fabricantes a tomar a mesma iniciativa de forma voluntária. Além disso, a Latin NCAP recomenda aos governos de toda a região a torná-lo requisito obrigatório para todos os automóveis de passageiros, atendendo, assim, as recomendações da ONU quanto às normas internacionais de segurança.
MÁRCIO SCHIAVO – Diretor-Presidente da COMUNICARTE Marketing Cultural e Social Ltda. e Vice-Presidente de Responsabilidade Social da ADVB-PE.
MÁRIO MARGUTTI – Consultor e Assessor da COMUNICARTE Marketing Cultural e Social Ltda.