O Estado do Rio e a indústria petrolífera: relações conturbadas

As recentes catástrofes ecológicas que aconteceram nos mares da costa do Estado do Rio de Janeiro – o vazamento do poço da Chevron e o vazamento de óleo da plataforma da empresa Modec, que já poluiu praias de Angra dos Reis – demonstram cabalmente que a indústria petrolífera precisa evoluir, cabendo aos dirigentes estaduais assumir nova postura frente aos problemas ambientais.

Em recente entrevista ao jornal O Globo, de 19 de dezembro de 2011, Moacyr Duarte, pesquisador do Grupo de Análise de Risco Tecnológico e Ambiental da Coppe, aponta que há um visível descompasso entre as atividades de exploração de petróleo e as medidas básicas de segurança. Para o pesquisador, a indústria petrolífera avança num ritmo muito rápido, sem cuidar da retaguarda. No mesmo contexto, os órgãos de fiscalização não estão preparados para atuar como deveriam.

Tudo indica que os planos de contingência das empresas não estão funcionando como deveriam. E, como bem observou Moacyr Duarte em sua entrevista, não existe mão de obra profissionalmente preparada para atuar na área da fiscalização das atividades de exploração e transporte de petróleo, nem nos órgãos ambientais, nem nas agências reguladoras. Duarte lembrou que, no trágico episódio do vazamento do poço da Chevron, foi um delegado da Polícia Federal quem mobilizou os órgãos ambientais e de fiscalização. Não é demais relembrar, também, que foram empregados da Petrobras – e não da Chevron – os primeiros a perceber que o vazamento estava ocorrendo.

Pelo histórico dos fatos, as autoridades fluminenses deveriam tomar consciência de que não basta lutar pela partilha mais justa dos royalties do petróleo entre os Estados da Federação. Também é preciso ter vontade política para garantir mais segurança para o meio ambiente marinho e as praias do nosso Estado.

MÁRCIO SCHIAVO – Diretor-Presidente da COMUNICARTE – Marketing Cultural e Social Ltda. e Vice-Presidente de Responsabilidade Social da ADVB-PE.

MÁRIO MARGUTTI – Consultor e Assessor da COMUNICARTE – Marketing Cultural e Social Ltda.

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